domingo, 21 de julho de 2013

---Normal do Surreal--- Laico-zidade(05)post (25)



               

                                  ---Normal do Surreal---

                                        Laico-zidade 

          Em uma mesa ao lado da de Jhon um grupo de jovens de aproximadamente 23,25 anos discutiam sobre religião e sobre a vinda do papa ao Brasil. Jhon observava-os  atentamente.Um deles ao perceber o interesse de Jhon  na conversa pergunto-o :
 -Senhor qual sua religião, o que acha da jornada da juventude no nosso país?
-Sou [...]. Acho que é um evento importante, não só para nosso país, mas para o mundo todo.É um momento bom para se reunir,refletir e confraternizar com os irmãos de fé.É uma grande oportunidade para aqueles que se encontram em um mundo obscuro saírem dele e se converterem em um caminho de luz.
Um dos garotos olhou-o firmemente e disse-o:
-Acho que esse negócio de religião é a maior alienação.
-Prazer Sr...?
-Jhon Valentin.
-Sou Augusto Frederich.
- Por que você acha a religião uma alienação Sr Frederich?
-Veja bem Sr Valentin...A igreja sempre está tentando  pregar para os fiéis o lado bom,certo e iluminado,com suas cruzes ,cálices com lasca de pão e bom vinhos, tentam  mostra um mundo de amor e perfeição,mas na verdade o que eles pregão é o sofrimento, a angustia e horror do SENHOR,O REI ,O GRANDE  JESUS CRISTO.Deixam as pessoas deprimidas,depressivas . Acho uma perda de tempo dos fiéis ascenderem velas ,passarem horas segurando terços orando para alguém que não existe. Na minha visão eles só se tornam mais tolos, bobos e depressivos ao se prenderem a estes rituais. Vejo isso tudo como uma alienação comunitária.
-Entendo você Sr Frederich e respeito-o. Tenho em mente que não se apegar a nenhuma religião pode ser um ato de respeito a elas, mas creio que tirar conclusões precipitadas sobre elas possa ser algo imaturo e descortês. O Senhor pode acha que não tem religião, mas no fundo cultua algo importante  dentro de si.Um homem pode sobreviver sem a religião ,mas não sem a fé.Creio que um homem sem fé é um homem perdido.
-Concordo com o senhor neste ponto quando trata da fé.
-Não ligue muito para as bobagens dele Sr Valentin.Ele gosta de ser oposto a tudo que é formal.
-Sou João esta é Ana este com olhar penetrante Léon. Eu sou umbandista Ana é católica e Léon é espírita.Eu tenho o maior respeito pelo papa Francisco e pela igreja católica. Acho a Jornada um evento fenomenal para a juventude, apesar de muitos católicos não respeitarem minha religião ,porque tem influencias africanas.
- Que é isto João? Sua religião é tão normal quanto às outras, ela cultua alguns santo(a)s da igreja católica  como : santos Expedito,São Cosme ,Damião  e Nossa Senhora de Fátima, tem orixá bastante importantes com Iemanjá,que é a rainha do mar ,e, Ogum,senhor dos metais.É uma religião baste brasileira.
-Nossa Sr Valentin agora o senhor me surpreendeu. Não pensava que um [...]como senhor tinha conhecimento deste sobre a Umbanda.
- Que isto rapaz?...? Moramos em um país laico. Devemos respeitar as crenças de todos.
- E sobre o Espiritismo o que sabe Sr Valentin?Perguntou Ana sorrindo para Léon.
-Não sei muito...Mas é uma bela religião também .Tem seu principal fundador Alan Kardec .O movimento começou na França e depois tomou o mundo todo.Li há muito tempo  o livro dos Espíritos e confesso que ainda leio o Evangelho,pois são  dois livros bastante  interessante escrito por ele.Assim como Nosso Lar  de Francisco de Paula  Candido  Xavier .
-Gosta do Chico Sr Valentin ? Perguntou Léon empolgado.
-Gosto. Creio que Chico está bastante vivo e muito perto de todos nós. Chico foi uma figura incrível e bastante interessante que o nosso país teve. Um grande pregador da doutrina espírita. A história dele é uma  lição de vida para todos nós.

-Não entendo o senhor, Sr Valentin.Como pode o senhor ser [...]e se pregar a outras doutrinas?Interrogou Ana encucada.
Ele respondeu-a com um sorriso sincero no rosto.
-Sou [...] Ana,entretanto  isso não me impede de conhecer novas doutrina ver outros lados.A outra face de uma moeda.Temos que ter conhecimento de outras línguas ,povos e religiões para que possamos viver em harmonia.
-Isto é verdade. Comentou Léon.
-Há dados que provam que o Brasil hoje  é o país mais espírita do mundo Sr Léon.Se as pessoas deste país soubessem o quanto somos ricos em fé ,não haveria  tanta pobreza nele.

      
       A banda prosseguia tocando no salão.Feixes de luzes coloridas saiam dos holofotes e iluminavam o palco  deixando o ambiente surreal. E assim a noite se foi.
                                                         [...]

Felipe Araújo
Theresina:21/07/13


Nenhum comentário:

Postar um comentário