sábado, 1 de junho de 2013

Junho (18)


                                Junho

                                               Pipas no ar
                                              Junho chegou
                                              O vento soprou
                                             O clima mudou

                                  No dia 11 as velas se apagam
                                  Mas um ciclo a se completar
                                  Em varias esquinas bandeirolas
                                  Uma fogueira para se esquenta



        Maio se põe e nasce junho com as tradições. Este mês e marcado pelos fortes ventos, o clima muda, os dias se tornam mais agradáveis. É comum neste período ver pipas embelezando o céu de Theresina.As ruas ficam enfeitadas por bandeirinhas juninas e há sempre uma fogueira queimando
lenha, aquecendo as pessoas  que dançam  quadrilha e comem comidas típicas ao seu redor.É o mês dos geminianos e eu como um bom geminiano apago as velas no dia 11,numero impar ,mas graficamente par e semelhante.É um signo de ar  que possui dois lados um yng-yang uma antítese perfeita.

          No norte do estado acontece o festival de inverno de Pedro II um evento bom para se guardar na memória. Shows de banda nacionais e locais são as principais atrações do local além do belíssimo artesanato da região. Também é nesta época que acontece em Theresina o salão do livro piauiense, o Salipi,dos dias 02 a 09 na praça Pedro II .Conta com varias atrações.Show de bandas locais,bate-papo  literário e palestras de palestrantes internacionais,nacionais e locais(uma coisa boa de  se conferir.).

         No meu olhar singelo junho se desenvolve desta maneira com festas juninas e eventos culturais que enaltecem as raízes regionais.



Felipe Araújo

Theresina:01/06/13