sábado, 22 de junho de 2013

--- Normal do Surreal--- Tensão 03 post ( 21)

                                         ---- Normal do Surreal---

                                                      Tensão

        O reporte esportivo, animado, anunciava o horário do jogo entre Brasil e México e relatava também o que os jogadores da seleção brasileira estavam fazendo no hotel enquanto não entravam em campo.
       Jhon sentiu vontade de assistir o jogo no Castelão, em Fortaleza, mas não tinha dinheiro o suficiente para pagar uma passagem área. Desligou a TV  e se dirigiu para cozinha pensando no jogo da Copa das Confederações.Ao chegar lá ligou a cafeteira e sentou-se a mesa.Passou requeijão no pão e deu um pequena mordida,mastigou  lentamente para sentir o gosto do alimento.Passados alguns segundos tirou o café da cafeteira e coloco-o na xícara.O café estava quente,o vapor pairava no ar enquanto ele dava uns goles e mastigava o pão.

      A tarde caia e jhon decidiu  ir a um dos shoppings para assistir o jogo. Vestiu a camisa azul da seleção brasileira com uma calça cinza e calçou um tênis azul escuro. Foi para o ponto de ônibus, o ônibus atrasou um pouco, afinal só havia um que fazia o percurso para o shopping.
      Ao chegar ao shopping se dirigiu para praça de alimentação. Logo se juntou aos demais torcedores, todos estavam caracterizados com utensílios que lembravam as cores da bandeira do Brasil, muitos com camisas amarelas. Quando Neymar fez o primeiro gol Jhon vibrou timidamente. Uma garota deu um sorrisinho para ele ao velo agir daquela maneira. Ele retribuiu levantando o copo de refrigerante com gelo. No segundo tempo do jogo ficou maravilhado com o drible de Neymar,que passou por dois zagueiros ,lançou a bola para os pés de Jô, que finalizou a jogada lançando-a para o gol.
       Ao termino do jogo Jhon se deslocou para o ponto do ônibus junto com uma parte dos torcedores. Ouviu no caminho muitos comentários da partida. Um garoto de aproximadamente 6 anos falava com o pai : Bem que o hulk poderia ter super poderes ,que nem o do desenho ,né pai? Assim ele poderia dar um super peso nos adversários e ficar com a bola toda pra ele fazer o gol. Jhon deu rum riso com o canto da boca.
        Eram por volta de 05h30min do dia seguinte quando jhon acordou. Logo pegou o controle, que se encontrava no criado mudo, e ligou a televisão. Zapeou até encontrar o canal de noticias. A tela estava recheada de pessoas com rotos pitados e cartazes nas mãos.Jhon apertou bem os olhos e leu dois deles: “FORA PEC 37!” e “A CURA GAY NÃO NOS REPRESENTA!”. Ele tentou entender o que estava acontecendo. Surgiu rapidamente uma nota de rodapé na tela: Manifestação por um país melhor. Em um lance de fleches ele pode ver claramente a Esplanada dos ministérios tomada de gente. Um grupo se agrupava nas duas rampas que dão acesso ao Palácio Itamaraty. Muitos dos manifestantes tentavam entrar a força no palácio, mas logo eram barrados pelos policiais, que com escudos empurravam no sentido oposto tentando conter os manifestantes de maneira menos agressiva. Alguns caiam no espelho de água.
       Jhon ficou perplexo com o que via. Para ele tudo aquilo parecia com a Revolução Francesa de 1789,quando a população revoltada invadiu e tomou a velha prisão da Bastilha,que representava a opressão do governo de Luís XVI, que foi guilhotinado pelos jacobinos liderados por Danton, Morat e Robespierre.Ele tirou os olhos da tela e dirigiu-se para o pequeno oratório  onde se encontravam as imagens de  Buda  e Jesus Cristo em tamanho pequeno.Acendeu uma vela e um incenso de anis estrelado e fechou os olhos pedindo paz.

                                                                  [...]
 
 Felipe Araújo
Theresina: 23/06/13